Educadoras

Andrea Rosendo

Jornalista, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Comunicação(UFPR). É professora do Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação(Celacc/USP), integrante do Grupo de Estudos do Celacc/USP e do GT “Epistemologias decoloniais, territorialidades e cultura” do CLACSO (Conselho Latino Americano de Ciências Sociais). Investiga o pensamento produzido por mulheres da América Latina na perspectiva Decolonial, analisando as narrativas audiovisuais do Brasil e Equador.

Fabi Mesquita

É uma mulher indígena da etnia Guarani Mbya . Jornalista, arte-educadora e psicanalista, é especialista em juventude e Direitos Humanos e mestre em Educação, Arte e História da Cultura e doutoranda em Antropologia. Coordenadora de educomunicação e Advocacy do Instituto Multiverso e coordenadora de comunicação e Cultura da OSC Concidania.

Fernanda Chagas

Socióloga, especialista em psicologia política (USP) e em processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância (UNIVESP) mestra em mudança social e participação política (USP), ativista do movimento de mulheres negras.

Khadyg Fares

Pesquisadora, curadora e educadora com foco nos estudos anticoloniais, dissidentes e nas teorias da imagem. Atualmente integra o Núcleo de Exposição e Programação Cultural do Museu da Diversidade Sexual (MDS) de São Paulo. É mestranda e bacharela em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Foi coordenadora do Colóquio de Cinema e Arte na América Latina – COCAAL (2021-2022) e é integrante do Grupo de Estudos MAAR (Mídias, Afetos, Artes e Resistências) da UNIFESP.

Lai Almeida

Comunicadora desde 2016, desenvolve um trabalho de produção e gestão de conteúdo para redes sociais com foco em direitos humanos, cultura e tecnologia. É integrante da Organização MariaLab, que trabalha pela valorização dos cuidados digitais na internet com metodologias feministas no desenho de tecnologias, formações, materiais e serviços. Geógrafa pela Universidade de São Paulo estuda Soberania de Dados na produção acadêmica e setores estratégicos do Estado-Nação.

Natália Carneiro

Comunicadora, atua como Estrategista Digital / Gerenciamento de projetos digitais e Redes sociais de Geledés e da Casa Sueli Carneiro.

Neon Cunha

Publicitária e diretora de arte, atua há 39 anos na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Uma das maiores vozes do Brasil na luta sobre despatologização das identidades de pessoas trans. Formada também em Artes Plásticas, trabalha com moda há anos e atualmente colabora com o estilista Isaac Silva. Ativista independente, tem como pauta principal a racialidade interseccionalizada com a transgeneridade como construção de não humanidade e tem como sonho que o futuro das pessoas trans, em especial as mais jovens, seja incrível.

Nilza Iraci

É comunicadora social com especialização pela Universidade Nacional de Brasília. Coordenadora de Advocacy e Incidência Política de Geledes – Instituto da Mulher Negra. Desde 1988 vem se dedicando a projetos de formação e capacitação de mulheres negras em TICs, Comunicação, Mídia e Advocacy, tendo realizado várias atividades no setor, com vários artigos publicados sobre o assunto em diferentes mídias.

Vera Vieira

Jornalista, com especialização, mestrado e doutorado em Comunicação e Feminismo, pela USP/ECA. É diretora-executiva e educadora popular feminista da Associação Mulheres pela Paz, fundada em 2008. A ONG realiza projetos na área de empoderamento da mulher e no enfrentamento à violência de gênero (violência de gênero, sexual e tráfico de mulheres e meninas), sempre com as interseccionalidades de raça, etnia, geração, orientação sexual e identidade de gênero.

Viviani Cardial

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sonhadora nata e amante de InfraEstrutura. Faz parte da equipe da InfoPreta